Buscar
  • Lilian Rocha

Renovação de Votos - (quase) tudo o que você precisa saber

Atualizado: Mai 31

Antes de começar a falar sobre este assunto que ocupa um lugar todo especial no meu coração, deixa eu me apresentar brevemente. Afinal, quem sou eu para ensinar alguma coisa para você?


Olá! Eu me chamo Lilian Rocha e sou especialista em festas de casamento e renovações de votos. Algumas pessoas chamam a minha profissão de wedding planner, outras chamam de assessora de casamentos, outras chamam de cerimonialista e deve existir alguém por aí que atribuiu outro nome também. Que bom que você está lendo este post aqui no blog e eu espero que realmente ajude a esclarecer qualquer dúvida que você tenha sobre este assunto.


Dito isto, vamos começar!


O QUE É RENOVAÇÃO DE VOTOS?

Renovar os votos nada mais é do que reafirmar o seu amor pela pessoa com quem você casou.


Você se lembra que no dia da cerimônia o juiz, padre, pastor, monge ou seja-lá-quem-for-que-oficializou-sua-união, perguntou se você aceitava aquela pessoa como seu/sua legítimo(a) esposo(a)?


Pode ser que vocês tenham jurado amor e respeito na riqueza e na pobreza, na saúde e na doença, todos os dias de suas vidas até que a morte os separe... ou pode ser que vocês tenham feito votos personalizados um para o outro porque não queriam só repetir o que todos sempre dizem.



O fato é que, ao renovar os votos, vocês vão se lembrar daquilo que disseram um ao outro no dia do casamento e reafirmar que querem continuar juntos pelos anos que hão de vir.


Renovação de votos e bodas de casamento são quase (eu disse quase) a mesma coisa. A pequena diferença é que, para celebrar as chamadas bodas, o casal precisava estar oficialmente casado por um sacerdote religioso (geralmente um padre, para os casais de tradição cristã). Já para renovar os votos não há necessidade de estar legalmente ou religiosamente casado. Você também pode renovar seus votos de casamento a qualquer momento, mesmo sem estar fazendo aniversário de casamento.


Você sabia que renovar os votos pode mudar e até mesmo salvar um casamento?


MOTIVOS PARA RENOVAR OS VOTOS


1) relembrar o motivo dessa união e até mesmo reacender a chama do amor conjugal


O primeiro casal para quem eu planejei uma renovação de votos estava junto há mais de 20 anos. Eles eram amigos de uma amiga e toparam a ideia, apesar de não estarem no melhor momento do relacionamento conjugal. O filho mais velho deles estava saindo de casa para seguir os próprios sonhos, os outros dois já não eram mais bebês e a vida parecia ter passado muito rápido. A esposa confessou que não estava muito animada para escrever seus votos porque ela pensava muito em se separar, apesar de eles ainda estarem vivendo na mesma casa.


Quando chegou o dia da renovação de votos foi uma choradeira só. Eles se emocionaram e estavam muito felizes. Acabaram se reaproximando e reacendendo a chama do amor. Me lembro de vê-los aparecer juntos no Instagram em várias fotos mais românticas nos meses seguintes. Até hoje eles comentam o quanto aquele dia foi especial para eles.


É isso que me faz amar tanto o meu trabalho. Criar festas de renovação de votos não é só para constar bonito nas fotos e gerar comentários entre os amigos. Não é sobre trabalhar com algo supérfluo e muito menos fútil. É sobre fortalecer laços e até mesmo salvar casamentos.



2) celebrar em grande estilo o relacionamento mais íntimo que existe na vida


Seu marido [ou sua esposa] é a pessoa que mais sabe dos seus defeitos. A pessoa que mais te viu resfriada(o), desarrumada(o), derrotada(o), irritada(o), angustiada(o). A pessoa que sabe do seu melhor e do seu pior e ainda assim escolheu continuar ao seu lado, apesar dos desentendimentos, das crises e das limitações humanas. E você também escolheu continuar ao lado dele(a). Caso contrário, o relacionamento já teria acabado.


Se tem um casal que merece celebrar em grande estilo, são vocês. Esse não é um relacionamento qualquer, em que um gosta só da parte boa e socialmente louvável que há no outro. É um relacionamento em que vocês já viram tudo (lado A e lado B, familiares um do outro, situações das mais diversas) e decidiram ficar mesmo assim. Por mais que às vezes sintam que o relacionamento foi abalado, vocês são aliados e jogam no mesmo time. Investir em vocês é investir em aliança e em parceria, e esse é sempre um bom investimento. Nem todo mundo está disposto a conhecer e aceitar tudo o que somos. Se vocês fizeram e continuam tentando fazer isso um pelo outro, têm mais é que celebrar mesmo.



3) ter a oportunidade de reunir todas as pessoas queridas do casal


São raras as ocasiões em que conseguimos reunir as pessoas mais importantes das nossas vidas. Geralmente cada um está em um lugar diferente, seguindo sua vida e sua agenda.


Reunir todo mundo sempre foi um feito, mas desde que houve a pandemia de 2020-21, as pessoas passaram a pensar ainda mais no valor da presença física, do abraço e da saúde dos entes queridos. Enquanto o mundo precisou de isolamento e foi forçado a parar com as festas, o que mais se desejou foi uma vacina e a possibilidade de celebrar novamente com todos aqueles que amamos. Afinal, as pessoas são, no final das contas, os bens mais preciosos que temos nesta vida.


4) comemorar o aniversário de casamento de uma forma especial e autêntica

A maioria dos casais se desdobra para pensar no que dar, onde ir e o que fazer no aniversário de casamento. Comprar um presente, visitar um restaurante, hotel ou cidade que ainda não conheçam são as principais coisas que as pessoas fazem.


Mas renovar os votos não é algo que ocorre tanto em meio as casais. Já imaginou vocês chegando em um elegante barco vintage para dizer sim de novo na Itália? Que tal Santorini, na Grécia? Ou Fernando de Noronha, aqui no Brasil?


Dizer eu te amo e quero continuar te amando em Provence, na Toscana ou no alto de uma montanha em São Bento do Sapucaí, cercados pelos amigos ou só pela família mesmo, é muito maior e mais profundo do que apenas trocar presentes. Já existem muitas pesquisas que apontam que a duração da nossa alegria quando ganhamos uma coisa nova é relativamente pequena. Logo precisaremos comprar outra coisa para sentir aquela empolgação de novo. Mas, as memórias geradas através de experiências com as pessoas, continuam vivas e operantes em nossas mentes pelo resto da vida. As vezes basta o perfume de uma flor, um barulho de mar ou uma brisa suave para ativar uma memória e nos emocionar como se ela tivesse acabado de acontecer.


5) criar memórias afetivas com os frutos deste relacionamento (os filhos)

Há casais que renovam os votos à dois, porque ainda não têm filhos ou não planejam ter. Mas também há casais com filhos que preferem ter esse momento só para os dois, porque acreditam que, como os filhos não estarão em casa para sempre, eles devem resgatar o romantismo dentro do relacionamento conjugal.


No entanto, ter os filhos participando da renovação de votos também pode ser muito especial e emocionante. Os casais que decidem envolvê-los geralmente querem gravar memórias do amor dos pais e da família unida no coração das crianças.

São momentos que precisam ser pensados de acordo com a idade dos filhos, mas que com certeza causam um grande efeito na vida deles.


Já ficou com vontade de renovar os votos? A minha empresa é especializada em organizar essas celebrações especiais de amor! Clique aqui para conhecer um pouco mais do nosso trabalho.


A RENOVAÇÃO DE VOTOS PRECISA TER CONVIDADOS?


Não necessariamente. Reunir as pessoas que vocês amam e que estiveram presentes na trajetória do casal é um plus, devo dizer, e torna a celebração ainda mais especial. Mas vocês podem renovar os votos só os dois ou só os dois e os filhos, como acharem mais apropriado para o momento que estiverem vivendo.


A MULHER DEVE USAR BRANCO, COMO NO CASAMENTO?


Muitas mulheres querem usar branco, para relembrar seu momento noiva no dia do casamento. Mas definitivamente não é algo que você precisa fazer. Aliás, as cerimônias de renovação de votos dão ainda mais espaço para a criatividade e personalização do que as de casamento.


Particularmente acho incrível quando as mulheres optam por vestidos que representam bem quem elas são agora, seu estilo, sua personalidade e seu momento de vida.





PRECISO DE PADRINHOS OU TESTEMUNHAS?


Muitos casais acabam não mantendo a amizade com os padrinhos de casamento, então não faz sentido para eles convidá-los. Mas, caso ainda sejam próximos aos padrinhos de casamento de vocês, pode ser uma oportunidade muito especial de envolvê-los. Nada impede que também escolham outras pessoas para "apadrinhar" a renovação ou mesmo falar algumas palavras na cerimônia.






PRECISO TER UM CELEBRANTE, SACERDOTE OU JUIZ DE PAZ?


Não, vocês podem apenas ler os votos um para o outro na cerimônia de renovação. Ou, quem sabe, pedir para um grande amigo de vocês celebrar? A presença de um juiz ou de uma autoridade religiosa não é obrigatória. Mas saiba que, para casais que não seguem nenhuma fé específica, existem celebrantes não-religiosos, que atuam como oficiantes em cerimônias mais poéticas, contando a história do casal de maneira muito bonita.



DEVO MANDAR FAZER ALIANÇAS NOVAS?

Alguns casais gostam de manter as mesmas alianças, apenas mandam poli-las para simbolizar a "renovação" do mesmo amor. Há também os que pedem ao joalheiro para acrescentar uma nova pedra na aliança a cada renovação. Outros ainda acham importante comprar novas alianças ou joias específicas para marcar a ocasião. Quem faz as regras são vocês.


PRECISO OFERECER UM GRANDE BANQUETE OU POSSO FAZER APENAS A CERIMÔNIA?

Existem muitas formas diferentes de celebrar uma renovação. Oferecer um grande banquete, com muita bebida, muita dança e longas horas de festa, como é comum nos casamentos brasileiros, é apenas uma das formas de celebrar. Vocês também podem optar por ter uma pequena recepção no formato 'bolo e champanhe' para os convidados, um coquetel, um brunch ou mesmo um almoço/jantar. Se for uma celebração à dois, muitas experiências bacanas podem ser criadas somente para o casal, como um menu degustação, um chef que fique à inteira disposição de vocês naquele momento...enfim, muitas ideias especiais surgem quando converso com o casal e entendo melhor quem eles são e do que gostam.


Ficou com alguma dúvida sobre renovação de votos? Quer conversar sobre a sua celebração? Saiba mais sobre o meu trabalho e entre em contato comigo clicando aqui.

Tudo de melhor!

Lilian Rocha


886 visualizações0 comentário