Lilian Rocha
Oito coisas que você precisa saber quando está noiva
Atualizado: 18 de set.

Antes de mais nada: parabéns!!!
Ser pedida em casamento é uma sensação tão única, né? Uma mistura de euforia com um pouquinho de medo, de sonho com mediação da realidade e de frio na barriga com "já estava na hora mesmo".
Eu trabalho diariamente com noivas desde 2017. Durante esse tempo, ficou bem claro para mim quais são as principais coisas que as noivas precisam saber sobre planejamento de casamento e espero de coração que, compartilhando essas informações contigo, você possa aproveitar melhor essa fase!
NÚMERO 1
Você precisa de um planejamento financeiro adequado
Muitas noivas não sabem que o mercado de casamentos funciona de forma diferente dos outros serviços que elas contratam no dia a dia. E cá entre nós, elas não tem obrigação nenhuma de saber, porque afinal, nunca foram noivas antes.
Na indústria de casamentos, os investimentos são altos e os profissionais devem estar completamente quitados pelo menos 7 dias antes da festa acontecer. Isso quer dizer que você não vai conseguir parcelar nada para além da data do seu casamento. Por isso, é muito importante fazer uma estimativa de orçamento adequada, com um profissional que entenda o mercado. Assim você não sai fechando as coisas a esmo e evita surpresas desagradáveis.
NÚMERO 2
Os profissionais devem ser contratados de acordo com seus níveis de prioridade
É comum que as noivas baixem de blogs que elas seguem, um check list para saber o tempo certo de fechar cada profissional para o seu casamento. O problema é que elas não alteram absolutamente nada no cronograma e acabam não conseguindo fechar com aquele profissional que era super importante para elas.
Se você tem um decorador específico em mente ou um maquiador que não é substituível para você, eles são os primeiros que devem ser fechados, independente do que a ordem do check list diz. Geralmente esses profissionais tem agenda concorrida e há grandes chances de que, se você fechar outros serviços antes, eles não tenham mais sua data disponível e você tenha que pagar uma taxa a mais para mudar a data com os outros fornecedores já contratados [ se eles sequer permitirem isso].

Photo: R. Harvey
NÚMERO 3
Não subestime a importância de um Plano B
"Chuva" é uma palavra que arrepia os cabelos de quase todas as noivas. Elas tem tanto medo das implicações, do trânsito, dos alagamentos na cidade, do desconforto, do dia nublado...não querem nem pensar em um plano B, que é para não atrair a dita cuja com os pensamentos. Mas esse é um erro gravíssimo!
O Plano B é de extrema importância para um casamento. Os fatores climáticos estão fora do nosso controle e não é apenas a chuva que pode nos surpreender. O calor ou o frio intenso e a pressão dos ventos também precisam ser bem analisados. Sempre digo para as minhas noivas: "chuva não estraga casamento. o que estraga casamento é falta de planejamento ". Você precisa estar tão contente com o Plano A quanto com o Plano B e isso é completamente possível, se o layout do plano B for projetado para preservar a vista que você tanto sonhou.
NÚMERO 4
O tempo da cerimônia deve ser calculado com precisão
Ter 10 casais de padrinhos no cortejo, rituais simbólicos e a melhor amiga falando algumas palavras de carinho não vai levar apenas 20 minutos.
É muito importante que o tempo de duração da cerimônia seja calculado direitinho para que ela não fique nem muito longa, nem muito curta. Já fui convidada para casamentos que desprezaram a cerimônia, porque os noivos queriam curtir a festa logo. Depois eles se arrependeram por não aproveitar esse momento único. Também já fui convidada para cerimônias tão extensas que os convidados já estavam cansados e famintos na metade do processo. Tenha em mente que uma cerimônia de uma hora já é bem grande. Trinta a quarenta minutos seria o ideal. As pessoas perdem o foco depois de muito tempo sentadas ouvindo. Também acho de extrema importância que haja assentos para todos. Cinco minutos parecem vinte minutos se as pessoas estiverem desconfortáveis.

Photo: R. Harvey
NÚMERO 5
A capacidade máxima do espaço da festa não deve ser atingida
Já perdi as contas de quantas vezes ouvi "a gente pode convidar muito mais gente porque 15% da lista de convidados sempre declina o convite, né?".
Essa regra dos 15% se popularizou entre as noivas mas nem sempre ela se mostra verdadeira. Pode ser que vocês sejam mais queridos do que imaginam e todo mundo resolva confirmar presença. É impossível saber ao certo até que o serviço de R.S.V.P. seja concluído, de 20 a 30 dias antes da festa. Então, controle o número de convites que você distribui. Além disso, acho que você não quer que sua festa fique abarrotada de pessoas esbarrando umas nas outras, né? Não é bom ter o local operando em sua lotação máxima. Para os meus clientes sempre indico uma pessoa por metro quadrado. Dessa forma o espaço de circulação fica mais livre e as pessoas ficam mais confortáveis.
NÚMERO 6
Cada detalhe dos produtos e serviços deve ser descrito em contrato
Um contrato com muitos itens "a definir" ou sem maiores detalhes não é bom para nenhum dos lados. Contratos existem para se fazer cumprir e para proteger o fornecedor e o cliente.
Se você escolher o cardápio XYZ do buffet, a descrição exata desse cardápio deve ser anexada ao contrato. Se o espaço do casamento te presentear com mais uma hora de festa por conta da casa, esse e-mail deve ser impresso e anexado ao contrato. Geralmente a pessoa com quem você acertou esses detalhes não é a mesma que vai estar lá no dia do evento, porque os fornecedores fazem muitas festas e têm diferentes equipes. Confirme com o profissional que estiver cuidando da sua festa se está tudo certo e por escrito. Eu gosto de separar todos os contratos e e-mails importantes e montar uma pasta para ter lá no dia, porque caso alguém me diga "eu não sabia disso", posso mostrar o que havia sido combinado e resolver rapidamente o problema.

Photo: R. Harvey
NÚMERO 7
Não assuma ainda mais responsabilidades para o dia do casamento
Uma noiva designer de interiores arrumando arranjos (cabelo com bobes) quando falta apenas 2 horas para a cerimônia começar e, uma noiva chef, que resolveu fazer os docinhos, mas na correria os esqueceu trancados na loja. Eu poderia te contar outras tantas histórias reais que tem em comum noivas que não souberam relaxar e delegar no seu grande dia.
Você pode fazer todo o projeto de decoração, desenvolver o cardápio ou fornecer as lembrancinhas da sua marca. Mas no dia, a equipe deve executar e entregar sem você. Deixe a supervisão e o cuidado com o cronograma nas mãos do profissional que você contratar. Não subestime a carga emocional de um casamento. Isso vai te poupar estresse, frustração e atrasos. É o seu grande dia! Permita-se ser cuidada e aproveite!
NÚMERO 8
Decida ser feliz apesar do incontrolável
Choveu e vamos ter que usar o plano B, um convidado quebrou um vaso da decoração por acidente, seu irmão bebeu mais que o normal e chamou atenção desnecessária...
Vejo pessoas neste mercado dizendo: "casamento é uma festa em que nada pode dar errado. tudo vai sair perfeito, noivinha". Concordo que os profissionais tem que ser excelentes naquilo que fazem. Mas eu não gosto de iludir minhas clientes. Eu não ajo como se o mundo fosse um conto de fadas e elas fossem feitas de porcelana. O gerador de energia em stand by vai demorar um pouquinho para funcionar sim, se você for servir bebidas alcoólicas é possível que as pessoas fiquem bêbadas e façam cena sim e nada disso estraga a festa. O que estraga a festa é noiva de cara fechada por coisas que ela não pode controlar. Não entregue um dos dias mais lindos da vida para os maus sentimentos. A festa tem que continuar!
Está começando os preparativos para o seu casamento? A nossa empresa é especializada em compor essas celebrações especiais! Clique aqui para conhecer um pouco mais do nosso trabalho.
Espero que você curta bastante cada momento,
Lilian Rocha
